quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"Velha" Versus X "Nova" Versus


A Revist'A Barata, editada em papel entre 2002 e 2004 era o projeto que, agora em final de 2011, eu pretendia "desenterrar". "Versus" era o nome que eu daria ao meu próximo livro de poesia. E embora a Revist'A Barata continuasse a existir em processo digital, a latência do cérebro em busca do cheiro do papel era intensa. Com a revista já pronta, faltando apenas a capa, tive um sonho estranho e nele via o nome "Versus", com o logotipo desenhado exatamente da forma como está. Remodelei a capa, mas o conteúdo ficou como estava, pois já tinha sido impresso.

Normalmente quando crio um nome de algo, faço uma pesquisa na Internet para saber se já existe. Nesse caso, afoito por colocar em pratica o tal sonho, deixei de fazê-lo. E agora, quase que acidentalmente descobri que nos idos de 1975 a 1979 existiu uma publicação com nome idêntico, uma importante revista. Por intermédio do blog Midia Alternativa  tomei conhecimento da história, a qual reproduzo alguns trechos a seguir.



"Fundada em 1975 pelo repórter Marcos Faerman (1944-1999), a revista Versus é um marco na história da imprensa alternativa brasileira. Referência para qualquer estudante de jornalismo, a publicação trouxe para o Brasil um estilo mais analítico com uma linguagem literária (...). A Versus, em sua curta história (1975 a 1979), procurou expressar os diversos sentimentos que envolviam o período da ditadura militar. O seu espaço valorizava a metáfora histórica, a mitologia da América Latina e fundia elementos gráficos, com fotografia, desenhos, quadrinhos, literatura e poesia. A revista (...) foi um dos principais expoentes de resistência nos anos 70. 'Hoje podemos considerar a Versus como uma das principais fontes para aqueles que procuram respostas políticas adequadas aos novos desafios da democracia e da cultura brasileira e latino-americana'."

Sem saber, acredito estar de alguma forma "continuando" com aquele projeto. Embora de forma bem mais simples, pois a "minha", é praticamente um fanzine, com tamanho meio-oficio e todo o trabalho feito de forma caseira. A linha de combate é a mesma e a forma semelhante, mas os tempos... Ah, os tempos... São outros... São modernos. Com uma ditadura muito mais intensa que aquela, mas perigosamente disfarçada de liberdade. Portanto desculpem, mas a idéia por trás de Versus, a original, precisa ser retomada. 


3 comentários:

  1. Leiam também a matéria no Observatório de Imprensa: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/versus-a-utopia-impressa

    ResponderExcluir
  2. E também esse texto-depoimento de Alfredo Sirkis: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat050399.htm

    ResponderExcluir
  3. E agora, brigo com minha memória... 53 anos não é fácil... A infância despareceu das lembranças quase que totalmente... E a adolescência está ficando inatingível. Mas esta noite, massacrando meus neurônios, sentindo uma certa culpa por estar usando um título que não foi bem uma criação minha... E um assombro, daqueles que parece que aqueles "anjinhos" e "diabinhos" parados em seu ombro sussurrando: "Movimento", "Opinião", "Repórter"... e "Versus"... Sim, eu lia isso... Mas de alguma forma o consciente apagou... Não sou jornalista, ao menos não de banco de faculdade, pois os bancos de minha formação foram retirados das praças... Aguento a culpa da minha falta de memória e prossigo... Em homenagem ao Marcos Faerman!

    ResponderExcluir